Criador do Macakids: quem é o empresário que foi pescar e desapareceu no ES
30/09/2025
(Foto: Reprodução) Empresário e amigo desaparecem após saírem para pescar
As buscas pelo empresário capixaba Maikel Araujo dos Santos, de 42 anos, e pelo amigo montador de móveis Ronald Menezes, foram retomadas na manhã desta terça-feira (30). Os dois desapareceram no mar após saírem para praticar pesca submarina no litoral sul do Espírito Santo, neste domingo (28).
ATUALIZAÇÃO: Maikel e Ronald foram encontrados no final da tarde desta terça. Eles foram resgatados por um rebocador em São João da Barra, na região Norte do Rio de Janeiro.
O empresário Maikel Araujo dos Santos é conhecido por ser o criador do projeto Macakids, saga infantil sobre um grupo de macacos que vive em uma ilha, e que promove consciência social e preservação do meio ambiente.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Maikel é o filho mais velho de dois irmãos. A mulher dele está grávida de sete meses da primeira filha do casal. Morador de Vila Velha, na Grande Vitória, ele foi à Anchieta no final de semana para o mergulho.
O empresário capixaba Maikel Araujo dos Santos, de 42 anos, é o criador do grupo infantil Macakids. Espírito Santo.
Redes sociais
“Ele é muito alegre, carismático, evangélico. Um tio muito amoroso, ama criança. Gosta muito de futebol, já chegou a jogar quando novo no profissional”, contou a cunhada, Carla Andresa Silva.
Mergulhador experiente
Nas redes sociais, Maikel costuma compartilhar vídeos de mergulho e pesca submarina em apneia. Em uma publicação feita há três semanas, ele escreveu: “No mar somos apenas visitantes, lá é a casa deles, imensa mas é deles”.
Segundo a família, o empresário mergulha desde os 13 anos, é apaixonado pelo mar e considerado um mergulhador experiente. Quando era mais novo, chegou a realizar trabalhos relacionados a mergulho, como limpar cascos de navios.
“Sempre foi apaixonado por água, mergulho, é muito experiente. Estamos esperançosos, ele estava com roupa e equipamentos bons”, falou Carla Andresa.
O montador de móveis Ronald Menezes não mergulha. Os parentes não souberam responder se era a primeira saída dos dois juntos. O g1 não conseguiu contato com a família dele.
Inicialmente, quando a dupla ainda estava desaparecida, parentes de Maikel informaram que Ronald era o piloto da embarcação. Mas, nesta quarta-feira (1º), em entrevista ao telejornal Gazeta Meio Dia, da TV Gazeta, afiliada Globo no Espírito Santo, o empresário esclareceu que ele próprio pilotava a lancha. Segundo ele, Ronald é, na realidade, um amigo de pesca, que trabalha como montador de móveis.
O empresário do Espírito Santo Maikel Araujo dos Santos, de 42 anos, é criador do Macakids, saga infantil
Reprodução/ Redes Sociais
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: pai segura moto desgovernada e impede acidente com filhos em faixa de pedestres
LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA: Governo do ES cancela avaliação dos estudantes após vazamento da prova
SETEMBRO VERDE: Pai e filho recebem transplante de coração em menos de dois meses
Bullying na escola também virou motivação para o projeto
Conheça o criador da Turma do Macakids
O projeto Macakids foi criado há mais de 15 anos. Quando a criação completou 10 anos, em 2019, o idealizador deu uma entrevista para a TV Gazeta (assista acima) em que falou sobre a realização de ver o projeto infantil alcançar o Brasil e relembrou como conseguiu transformar uma experiência de bullying na escola.
“O Macakids surgiu de um apelido de infância, me chamavam de ‘maikaco’ na escola, um apelido pejorativo. Mas aí, depois, eu acabei desenvolvendo essa ideia e foi onde tudo começou. Chamei um designer, fui falando como era tudo, ele foi colocando os macacos exatamente como eu imaginava. Não dá para acreditar, passa um filme na cabeça, pensando em todas as dificuldades que a gente passou”, relatou na época.
Maikel Araujo dos Santos, de 42 anos, é o criador do grupo infantil Macakids. Ele participou do programa AGTV, da TV Gazeta, em 2019, e falou sobre o projeto.
TV Gazeta
Segundo Maikel, seu objetivo com a ideia era entreter e influenciar as novas gerações para um desenvolvimento sustentável.
“Essa é a missão do Macakids, esse é o trabalho que a gente desenvolve nas escolas e vai acontecendo. Colocar para as crianças aprenderem sem virar personagem ‘ecochato’, usando ações e elementos do dia a dia, para a criança se atentar que as ações têm consequências”, falou.
A cantora Wanessa Camargo já gravou música para o desenho.
Buscas foram feitas até o litoral do RJ
A Marinha do Brasil (MB), informou que a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) tomou conhecimento do desaparecimento, na noite de domingo (28), a aproximadamente 30km da Praia de Ubu, no município de Anchieta, em uma embarcação de esporte e recreio denominada "Monkey Sub".
Uma equipe de Busca e Salvamento da Marinha (SAR) foi prontamente acionada para dar início a uma operação de busca na região. Participam:
A embarcação Corveta Caboclo, que saiu de Vitória para o trabalho;
O Navio Patrulha Gurupi, que está em deslocamento a partir do Rio de Janeiro;
Uma aeronave SC105, da Força Aérea Brasileira;
E outra do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), do Governo do Espírito Santo, operando com tecnologia de câmera térmica de grande alcance.
Empresário e amigo desaparecem ao sair para pesca no Espírito Santo
Reprodução/ Redes Sociais
Além disso, a informação sobre a ocorrência foi repassada para estações de rádio da região, pescadores locais e embarcações próximas, incluindo as áreas de Piúma, Marataízes e Itapemirim, todas na região Sul do Espírito Santo.
Entenda o caso
Maikel Araujo dos Santos, de 42 anos, e o montador de móveis Ronald Menezes desapareceram no mar após saírem para praticar pesca submarina no litoral sul do Espírito Santo, no domingo (28).
Empresário e amigo desaparecem ao sair para pescar no ES
Segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas pelos dois desaparecidos começaram ainda no domingo e continuam nesta segunda-feira (29), com apoio da Marinha do Brasil e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Casa Militar (Notaer).
Maikel e Ronald deixaram a Praia de Ubu, em Anchieta, por volta das 7h, mas não retornaram no começo da noite como era previsto. A última mensagem enviada ao empresário que aparece como “recebida” foi às 18h de domingo, mas já não houve resposta.
Parentes confirmaram o regates dos dois no final da tarde de terça (30).
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo